Composição musical é a arte de agregar valor a uma pequena ideia, e transforma-la em música afim de expressar em palavras notas musicais e melodias, o que somos o que fazemos e o que sentimos com o objetivo de transformar uma composição musical em um produto de valor que possa gerar renda e oportunidades de trabalho na área da música.
A composição musical é o processo de criação que envolve vários ingredientes como notas que forma os acordes, timbres que compõe a melodia batidas que determina o andamento ritmo e letras que conta a história e tem o poder de transformar a música em um produto de valor.
Compor exige não somente o dom a inspiração e o talento, mais sim de muita prática dedicação e força de vontade.
Boas técnicas de compor é contar uma história um fato ou um acontecimento, usando um romance um livro ou até mesmo um personagem.
Compõe muito e sempre, quanto mais você compõe mais você aprende mais terá chances de se destacar.
Forme parcerias com pessoas boas, quanto mais ideias mais produções e as possibilidades de aparecer uma oportunidade só aumentarão, e as chances de transformar uma composição musical em um produto de grande é maior.
Participe de grupos e associações de compositores, e expanda seus contatos através de editoras gravadoras estúdios e pessoas do ramo.
Administre e organize seu tempo para a composição musical
Tenha sempre a sua disposição, métodos para gravar e materiais didáticos que possa te ajudar como caneta papel e gravador.
Esteja sempre em contato com seus parceiros e esteja atento aos acontecimentos para extrair melhor da sua inspiração.
É através da sua arte que você vai conectar com as pessoas certas e ter oportunidade de se aproximar delas.
Guarde todos os rascunhos, em alguns momentos eles poderão ser utilizados.
Escreva o que vier na mente, invente uma história qualquer crie uma imaginação use alguém como um personagem tente transcrever a trajetória da vida de uma pessoa qualquer mais produza sempre.
Crie seu próprio perfil de compor usando algumas referências, mais sem desdenhar outros segmentos.
Utilize um tema para começar a compor, e determine um tempo para terminar a sua composição.
Faça refrão que seja fácil de gravar na mente, mais que tenha muito impacto, e que de repente se transforme num bordão.
Viaje no tempo através de estudos que seja no passado presente ou futuro escrever sobre o cotidiano é muito bom, mais procure criar algo para o futuro.
Faça sempre coisas novas, lançamento quem sai na frente, sempre sai ganhando e a chance de emplacar uns hits um refrão ou um bordão é sempre maior.
Crie uma situação imaginária, como um segredo uma disputa um sonho ou um romance, faça homenagem para alguém que você gosta sobre uma conquista ou um desejo realizado.
Fale de um assunto bem complexo, numa linguagem mais simples, e interprete nas músicas resumos de histórias casos antigos e notícias do atual presente.
Simular uma alucinação é quase que psicografar, é como incorporar um personagem, e transcrever sua reação de acordo com o que sente.
É possível compor sem saber tocar um instrumento, mais se o compositor souber tocar gravar e produzir aí fica tudo mais claro e sua visão musical é outra, principalmente se ele tiver conhecimento do mercado atual.
Alguém que não sabe ler e escrever também consegue inventar músicas, mais quem tem o costume de ler muito está sempre antenado tem mais facilidade fazer composições mais assertivas, pelo menos nos assuntos que estão relacionados com seus conhecimentos.
Seria muito bom dominar todos estilos e segmentos musicais, mais como não é possível se puder componha um pouco de cada coisa, mais tenha uma preferência ou referência em que possa se destacar.
Faça refrão que fica na mente das pessoas, de preferência curto e fácil de lembrar e que esteja ligado a algo do momento.
Procure compor diferente dos outros fazer o que ninguém nunca fez, e procure escrever o que jamais foi lido.
Existem inspirações e técnicas para compor, e as duas são dependentes uma da outra como teoria e a prática.
Quando a inspiração aparece é preciso colocar em prática usando técnicas, e a teoria logo é solicitada, dificilmente uma composição vem pronta tem todo um trabalho a fazer, e quem está na rotina de compor tem sempre muitas frases em mente como se fosse um banco de dados que dá mais facilidade de se adequar a qualquer segmento no intuito de transformar uma composição musical em um produto e o mesmo em renda e oportunidades de trabalho na área da musical.
Tem várias formas de compor seja qual for o estilo, as vezes a gente escreve quinze vinte páginas apara extrair uma música.
E as vezes a gente começa a escrever, e as palavras já vem todas na medida e é só fazer um pequeno ajuste e a música está pronta.
Tem compositor que enquanto não termina de compor uma música ele não começa outra, tem outros que já tem várias músicas em andamento, eu prefiro assim é uma forma melhor de aproveitar as ideias.
Uma coisa que eu gosto muito, é quando surge uma ideia de um tema qualquer, eu crio e gravo toda melodia já com os arranjos básicos coloco um nome qualquer e em seguida vou compondo a letra e sinalando os acordes.
É normal que na trajetória da composição muitas coisas mudam, inclusive o título, a final a música é considerada pronta depois da Masterização.
Muitas vezes a melhor canção surge de pequenos detalhes, ou das coisas mais simples, usar muita filosofia ou palavras difícil em uma música, não quer dizer que ela será apreciada por todos, quanto mais rápido o ouvinte entender a intenção da letra, mais chance ele terá de gostar, o mesmo pode acontecer com músicas com letras muito grande muita variação de tons e com excesso de acordes.
A estrutura de uma composição musical, pode ser feita de várias maneiras
Tem música que começa com uma introdução, e segue com vários versos sem refrão.
Outras músicas têm introdução versos e refrão.
Algumas músicas já começam com o refrão, e em seguida vem os versos e as vezes tem alterações nos compassos na melodia ou na tonalidade.
Comece sua trajetória de compositor, mostrando sua música para os artistas locais, e de acordo com o reconhecimento você pode transformar uma composição musical em um produto de valor estimável que possa gerar muita renda e grandes oportunidades de trabalho na área da música, e novos horizontes vão surgindo.
O bom compositor tem vários caminhos a seguir, pode escolher compor para um artista exclusivo ou aleatório.
Se for compor exclusivamente, procure se alinhar com o nível em que está o artista.
Evite altas expectativas para diminuir as frustações, tente diminuir os erros e aumentar os acertos, sem perder a essência e sem tirar os pés do chão.
Faça Networkings participe de congressos e festivais, invista mais em informações, no mundo buzines da música sai na frente quem é mais informado.
Invista mais na sua música, para que você possa mostra-la com uma qualidade melhor.
Procure fazer parcerias com alguém que entende de negócio, e principalmente do mercado da música.
Tenha a certeza de que ninguém está ficando constrangido com suas composições, e que você está contribuindo com a cultura de alguma forma, registre sua música e proteja suas obras.
Produtor musical é responsável por tirar um projeto musical do papel a partir de uma simples ideia, e transforma-la em uma grande obra explorando o máximo o potencial de cada um envolvido naquele projeto desde o início até a finalização, e a partir daí começa a transformar aquela composição musical em um produto de valor que possa gerar renda e retorno financeiro para todos os participantes, e mais oportunidades de trabalho na área da música.
Atualmente com avanço da tecnologia digital ficou mais fácil produzir música, e se destaca quem faz melhor.
Um produtor musical que quer se tornar referência, é preciso ouvir e gostar de música estar antenado desde o clássico até o mais moderno sem qual quer tipo de preconceito.
Tem que conhecer as músicas raízes estuda-las bem, e entender a causa que as levaram ao sucesso, deve saber o que está tocando no momento atual, e ter uma boa visão para lançamentos futuros.
O produtor musical moderno nos dias de hoje mesmo que ele não saiba fazer tudo, ele precisa ter um certo conhecimento.
A partir da sonoridade dos instrumentos musicais ele já tem capacidade de tirar um som melhor, e conhecendo as interfaces e os softwares de gravações as chances de produzir um melhor trabalho só aumentam.
Um produtor tem que estar disposto a desafios, estar sempre aberto a ouvir de tudo, e transformar sempre no melhor.
O cenário musical muda o tempo todo, e cada vez mais o mercado está em busca de algo diferente, então é normal cada o produtor deparar com diferentes estilos timbres e segmentos musicais.
A importância do produtor artístico na composição
O produtor artístico é responsável por preparar o artista para o mercado, desde os conceitos mais básicos até o mais avançado.
É como fazer uma lapidação, essa formatação começa a partir da verdade do artista, do timbre musical, postura e mentalidade.
Construindo assim sua persona e transformando o artista num produto musical de grande valor, dando ao artista uma visão de negócio, referências e tendências tanto musicais visuais e comportamentais.
Uma vez construído este personagem o próximo passo é escolher os profissionais para compor a equipe.
ISRC (International Standard Recording Code ou Código Padrão Internacional de Gravação) é um padrão internacional de código para identificar de forma única a gravação de uma música, é o diagnóstico daquela obra, é como um DNA daquele áudio que depois de cadastrado e preenchido corretamente, é gerado um único código de dose dígitos. Sendo – BRYKH2000001 que é formado por BR que indica o país YKH que é a identificação do produtor fonográfico 20 informa o ano de registro do fonograma e 00001 é a sequência de cada música.
Existem duas formas de gerar o ISRC, uma através do SISRC adquirido na associação que você é filiado onde você vai importar a obra em seguida você escolhe o gênero como forró por exemplo tipo de mídia como digital na classificação você pode escolher estúdio ou gravação ao vivo se for o caso aí tem a data de gravação, lançamento duração da faixa se for uma faixa instrumental a opção deve ser marcada em seguida vem a parte dos titulares conexos nessa parte deve ser adicionado o intérprete, os músicos titulares, as categorias e os instrumentos tocados, feito isso é só confirmar e o código ISRC foi gerado.
Outra forma é no próprio portal da associação de forma online, basta cadastrar e seguir os passos necessários que o código será gerado de forma rápida e eficiente.
Direitos autorais e conexo é o nome que se dá, onde cada participante recebe um percentual de tabela que normalmente são:
Produtor fonográfico =41,7% interprete 41,7% e os músicos que executaram os arranjos da gravação dividem entre se o restante de 16,6% dos direitos e conexo referente aquela gravação, por isso é importante o cadastro de cada participante, que é feito com nome completo CPF e data de nascimento.
De acordo com as atualizações mais recente da ABRAMUS, todos os cadastros de fonogramas nacionais devem conter pelo menos um músico, que podem ser músicos acompanhantes, coro e voz, ou músico arranjador, caso contrário o percentual de 16,6% referente aos músicos executante ficará retido, até que a regularização do cadastro seja feita.
Cada fonograma tem um ISRC diferente, e cada vez que a música é regravada um novo ISRC será gerado.