Todo músico tem um sonho de viver de música porem o caminho é longo e os obstáculos são muitos por isso alguns cuidados devem ser tomados, e o músico iniciante precisa saber disso.
Cuide bem da saúde da aparência faça exercícios físicos e mentais tente criar um perfil ideal para cada segmento musical baseado principalmente na postura e no comportamento não julgue ninguém não critique seja humilde aprenda ouvir mais e falar menos saiba a hora certa de se posicionar.
É bem provável que você não tenha algo para ensinar e muito que aprender porem tente não misturar as coisas existe hora para ensinar e hora para aprender e na hora de tocar procure saber a posição musical que você está para não atrapalhar ninguém e não ser rejeitado, e aí o músico iniciante precisa se esforçar mais.
Uma vês que você não está sendo agradável volte aos estudos e pratique mais até que possa ser visto com outros olhos, evite se engrandecer e querer aparecer demais.
Uma vez que o músico se convence que sabe muito ele começa a perder o foco e se tornar uma pessoa desagradável e esse caminho pode te levar o músico iniciante ao fracasso.
Repertório
Repertório não é simplesmente uma lista de músicas, mas sim conteúdos que conecta com o público oferecendo algum valor que seja em vídeo áudio imagem ou mensagens que possa aumentar o seu contato com o público, e o músico iniciante por não saber deste detalhes as vezes fica meio perdido e deixa focar nas músicas que vai valorizar mais seu trabalho.
Audiência
O músico iniciante precisa saber que para desenvolver e se destacar melhor no mercado da música ele precisa e ter um bom posicionamento no cenário digital e seguidores de qualidade pode gerar muitos contatos e oportunidades de trabalhos. Uma conexão musical pode ser feita através do solo, timbre, swing, melodia e até mesmo pela letra, uma música que conecta deve ter uma batida que desperta alegria, uma melodia que desperta sentimentos e uma letra que conta uma história de amor, humor ou acontecimento.
Agenda
O fato de ter muitas datas de shows está muito ligado ao repertório e ao cachê, uma coisa que muito músico iniciante não sabe é que se o repertório for bom a tendência da agenda é se expandir porem se o cachê for muito alto o agendamento de trabalho pode diminuir isso varia muito de evento para evento, no entanto tem que levar em conta o resultado, lucro custo e benefício.
Cachê
Ser bem remunerado no mercado musical depende de vários fatores que vai desde a produção aceitação negociação até contratação.
Tanto um cachê bem pago quanto a uma agenda cheia de trabalhos depende muito de um bom repertório, e o músico iniciante muitas vezes não entende que para isso é preciso muito conteúdos relevante e de qualidade boa performance no palco e um atendimento muito contagiante ao público.